top of page
Buscar
  • Camila w

Posso somar o meu tempo de posse com o do antigo possuidor?

Atualizado: 3 de set. de 2022


Mais de 70% dos imóveis no Brasil são posse, por isso ela é muito respeitada em nosso ordenamento jurídico, sendo pautada no princípio da função social da propriedade.


Mas afinal o que é posse?


A posse consiste na exteriorização do domínio, que por sua vez significa a própria relação de propriedade que se exerce sobre o bem imóvel.


Segundo o ordenamento jurídico, considera-se possuidor todo aquele que tem o exercício, pleno ou nao, de alguns dos poderes inerentes a propriedade.

A posse é adquirida desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes a propriedade. Uma vez adquirida ela poderá ser transferida.


Uma dúvida recorrente com relação a posse, é se o possuidor pode somar o seu tempo de posse com os antecessores?


Sim, consoante artigo 1.243 do Código Civil o possuidor pode, para o fim de contar o tempo exigido para ação de usucapião, acrescentar á sua posse a dos seus antecessores, contanto que todas as posses sejam contínuas, pacíficas e com justo título de boa fé.


Esse artigo trata da accessio possessionis, que nada mais é do que a possibilidade legal de soma da posse.


O novo adquirente pode, por meio deste instituto, somar sua posse à posse daquele que possuía o imóvel anteriormente. Isso é muito importante quando se busca obter a propriedade de determinado bem imóvel por meio da usucapião, Ressalta-se que a soma da posse é faculdade do novo possuidor, que pode optar por rejeitar a posse anterior.

Comprou um imóvel de posse e quer regularizá-lo?


Entre em contato que eu te ajudo.

3 visualizações0 comentário
bottom of page